Digamos que, uma engine com 3049 de rating (Stockfish 2.3.1 32bits rating: 3049) segundo a CCRL seja impossível de vencer um humano por exemplo. Mas, de empatar não. Veja a forma tosca que foi possível empatar com essa engine em um jogo blitz.
Malandragem humana no blitz = empate
Stockfish 32 bits 2.3.1 (SingleCore) vs humano
PGN:
[Event "Computer chess game"]
[Site "MARTINELLI-42453FGCVBB"]
[Date "2013.05.08"]
[Round "?"]
[White "Martinelli"]
[Black "Stockfish 2.3.1 JA"]
[Result "1/2-1/2"]
[ECO "D35"]
[Opening "QGD"]
[Time "13:35:28"]
[Variation "3.Nc3 Nf6 4.e3"]
[WhiteElo "2350"]
[TimeControl "300+0"]
[Termination "normal"]
[PlyCount "52"]
[WhiteType "human"]
[BlackType "machine"]
Notação algébrica do jogo
1.d4 Nf6 2.c4 e6 3.Nc3 d5 4.e3 c5 5.cxd5 Nxd5 6.Bc4 cxd4 7.exd4 Nc6 8.Bxd5 exd5 9.h3 Be6 10.Nf3 Be7 11.O-O O-O 12.Bf4 Qb6 13.Qd2 Rfe8 14.Rfe1 h6 15.Re2 Rac8 16.Rae1 Bb4 17.Bxh6 gxh6 18.Qxh6 Bf8 19.Qh5 Nxd4 20.Ng5 Nxe2+ 21.Rxe2 Bg7
22.Rxe6 fxe6 23.Qf7+ Kh8 24.Qh5+ Kg8 25.Qf7+ Kh8 26.Qh5+ Kg8
{3-fold repetition} 1/2-1/2
Resultado hilário, empate por repetição.
Por repetição foi possível vencer essa engine sendo rodada em um computador Single Core de 2.13Ghz. De qualquer forma o número de jogadas à frente que ela fazia era de 500.000 por segundo (500.000 nodes/sec).
Uma jogada de vários sacrifícios resultou em um empate vergonhoso para uma engine dessa magnitude que está posicionada como uma das 20 melhores engines do mundo.
0 comentários:
Postar um comentário