sexta-feira, 10 de maio de 2013

Como empatar com Stockfish 32 bits 2.3.1 no blitz

Digamos que, uma engine com 3049 de rating (Stockfish 2.3.1 32bits rating: 3049) segundo a CCRL seja impossível de vencer um humano por exemplo. Mas, de empatar não. Veja a forma tosca que foi possível empatar com essa engine em um jogo blitz.

Malandragem humana no blitz = empate

Empatar com Stockfish 32bits 2.3.1 no blitz

Stockfish 32 bits 2.3.1 (SingleCore) vs humano

PGN: [Event "Computer chess game"] [Site "MARTINELLI-42453FGCVBB"] [Date "2013.05.08"] [Round "?"] [White "Martinelli"] [Black "Stockfish 2.3.1 JA"] [Result "1/2-1/2"] [ECO "D35"] [Opening "QGD"] [Time "13:35:28"] [Variation "3.Nc3 Nf6 4.e3"] [WhiteElo "2350"] [TimeControl "300+0"] [Termination "normal"] [PlyCount "52"] [WhiteType "human"] [BlackType "machine"]

Notação algébrica do jogo

1.d4 Nf6 2.c4 e6 3.Nc3 d5 4.e3 c5 5.cxd5 Nxd5 6.Bc4 cxd4 7.exd4 Nc6 8.Bxd5 exd5 9.h3 Be6 10.Nf3 Be7 11.O-O O-O 12.Bf4 Qb6 13.Qd2 Rfe8 14.Rfe1 h6 15.Re2 Rac8 16.Rae1 Bb4 17.Bxh6 gxh6 18.Qxh6 Bf8 19.Qh5 Nxd4 20.Ng5 Nxe2+ 21.Rxe2 Bg7 22.Rxe6 fxe6 23.Qf7+ Kh8 24.Qh5+ Kg8 25.Qf7+ Kh8 26.Qh5+ Kg8 {3-fold repetition} 1/2-1/2

Resultado hilário, empate por repetição.

Por repetição foi possível vencer essa engine sendo rodada em um computador Single Core de 2.13Ghz. De qualquer forma o número de jogadas à frente que ela fazia era de 500.000 por segundo (500.000 nodes/sec). Uma jogada de vários sacrifícios resultou em um empate vergonhoso para uma engine dessa magnitude que está posicionada como uma das 20 melhores engines do mundo.

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