sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Robbolito 0.21 32 bits como vencer essa engine no blitz

Em uma partida blitz foi possível vencer de forma, digamos, bastante tosca a engine Robbolito 0.21 de 32 bits. O rítmo de jogo era 5 minutos para cada sem acréscimo ( blitz ). O resultado para brancas foi a vitória com erros desastrosos por parte da engine.

Primeiro, comecei o jogo com a famosa e bem conhecida abertura italiana. No caso, a engine seguiu a variação giuoco pianíssimo.

Abertura Italiana - Variação Giuoco pianíssimo

Até ai tudo bem. A engine não me dava nenhuma vantagem. Após alguns lances a engine percebia que meu jogo estava ficando fraco e aproximou-se de -0.43 segundo a engine, minha desvantagem na posição e em questão material também. A posição do jogo era essa:

Posição lance 19, desvantagem de -0.43 segundo Robbolito 0.21

Mas, eu acabei encontrando um lance primordial para que o "cérebro" do Robbolito ficasse desorientado. O lance foi:

Lance decisivo, uma tentativa de sacrifício e ao mesmo tempo uma posição favorável à recuperação do jogo

A ideia consistia em sacrificar o cavalo, se o Robbolito 0.21 comesse o cavalo poderíamos negociar um empate, mas ele não comeu, percebeu que a posição era de empate ou que ia perder a vantagem. Com o próximo lance, o lance 21, Robbolito jogou Bxb2 proporcionando mais desvantagem minha com relação ao material. Nesse momento, eu já estava com -0.97 de desvantagem no jogo. Mas detalhe, Robbolito levou mais de 1 minutos para pensar no que fazer antes de comer b2.

Meu próximo passo foi avançar o cavalo que supostamente acreditei que Robbolito iria comer.

Salvando o cavalo e proporcionando um ataque futuro

Nesse momento, a engine tem somente 1 minuto e 20 de tempo, isso foi primordial para que ela fizesse lances fracos tais como 21. ... h5, 22. f3 gxf3, 23. gxf3 Tfd8... Esse lance Tfd8 foi fraquíssimo, ele foi o principal responsável pela derrota da engine. O correto seria Tfe8 ou Tae8 que fortaleceria o centro do jogo e atacaria meu peão em e4 junto com o bispo negro de c6 - Esse peão de e4 foi a estrutura crucial para vencer a engine no blitz. Mas, deixar claro, essa engine foi rodada num sistema de 32 bits ( CPU single core ), ou seja, bem diferente, e bem menos forte. Embora na lista das tops engines da CCRL a Robbolito 32 bits consta com mais de 3000 de rating Elo e está entre as 14 mais fortes engines do mundo.

Após o lance Tfd8, não tive dúvidas, fiz 24. g4 e outro erro de Robbolito 0.21 foi hxg4. Não dava para acreditar na quantidade de erros que a engine estava fazendo por conta do seu tempo. O correto não era ter comido g4 com h. Isso fez com que eu aproveitasse a coluna que rei negro estava. A lógica foi fazer 25. Dg2.... Após isso Robbolito percebeu a minha estratégia, conseguiu ir além para poder proteger o rei, moveu-o para f8, mesmo assim é um erro, devia ter protegido o peão com a dama, mesmo assim a posição estava perdida, ia adiar alguns lances apenas. Nesse momento o jogo estava com essa posição e, por incrível que pareça, a vantagem de negras no jogo era de +1.68.

Robbolito 0.21 posição perdida. Tenta fugir com o rei.

Agora ficou fácil, 26. fxg4 Ba3 ??? bispo a3, foi o que a engine respondeu, mas depois entendi o motivo. 27 g5 ( ataquei a dama negra com o peão ), ela então responde com Db2 com o objetivo de trocar damas caso eu quisesse manter o peão de a2 que agora estava sendo ameaçado pela dama negra. Neguei totalmente a troca da dama, segui o jogo com 28. Df3, impulsionando o ataque ao rei negro. Negras seguiu com Bc5+ ( xeque ). 29. Rh1, negras agora come com a dama a2 Dxa2... mais um erro. Mantendo minha linha de raciocínio, segui com o ataque, fiz 30. g6, novamente Robbolito 0.21 foge com o rei, calculou os xeques e também a desvantagem se comesse o peão com xeque descoberto e vários ataques que culminaria em alguns lances o xeque mate... 30. g6 Re8. Após isso, pensei um pouco mais com o objetivo de finalizar logo o jogo, estava praticamente ganho. Fiz 31. Cg7+ ... após esse lance a engine me deu +11,14 de vantagem sobre negras.

Vantagem de 11.14 pontos em cima da engine - Robbolito 0.21 está com a posição perdida...

Após esse lance negras faz 31. ... Rd7, fugindo do xeque e posteriormente o mate. Segui com o ataque... 32. Df5+ ... a única opção para Robbolito não tomar mate em 3 era sacrificar sua dama com o objetivo de barrar o ataque... Se Robbolito não tivesse feito isso, era mate em 3 com os seguintes lances: 1. Df5+ Re7 - 2. Dxf7+ Dxf7 - 3. Txf7# ( xeque mate com a torre, não há onde o rei ir ). Então o sacrifício foi necessário.

Robbolito 0.21 derrotado no blitz - Praticamente!


Sacrifício da dama para defender mate em 3

Agora é só desfrutar, não há mais o que ser feito.... portanto, deixo aqui, o jogo, em notação algébrica, para vocês copiarem e colarem.



Rodrigo Martinelli ( amador do xadrez ) 1 - 0 Robbolito 0.21 32 bits ( 3033 rating )

1. e4 e5 2. Nf3 Nc6 3. Bc4 Bc5 4. d3 Nf6 5. O-O d6 6. Bg5 Bg4 7. Nbd2 h6 8. Bh4 O-O 9. c3 a5 10. Qc2 Bd7 11. Rad1 Ba7 12. Bd5 g5 13. Bxc6 Bxc6 14. Bg3 Nh5 15. d4 g4 16. Nh4 Nxg3 17. hxg3 exd4 18. cxd4 Bxd4 19. Nf5 Qf6 20. Nf3 Bxb2 21. N3h4 h5 22. f3 gxf3 23. gxf3 Rfd8 24. g4 hxg4 25. Qg2 Kf8 26. fxg4 Ba3 27. g5 Qb2 28. Qf3 Bc5+ 29. Kh1 Qxa2 30. g6 Ke8 31. Ng7+ Kd7 32. Qf5+ Qe6 33. Nxe6 fxe6 34. Qxc5 Bxe4+ 35. Kg1 Rf8 36. Rxf8 Rxf8 37. Qg5 a4 38. g7 Rg8 39. Qf6 Kc6 40. Qf7 Ra8 41. g8=Q Rxg8+ 42. Qxg8 Kd7 43. Rc1 Bc6 44. Qf7+ Kc8 45. Qxe6+ Kb8 46. Nf5 Ka7 47. Ne7 Bf3 48. Qe3+ c5 49. Qxf3 a3 50. Qxa3+ Kb6



(obs: notação em inglês)


Mais explicações com relação a vitória. O computador usado foi bem fraco, 2GB de memória RAM e Single Core de 2.13GHz. Ou seja, isso é um fator muito importante na hora de vencer uma engine, quanto melhor o hardware, mais forte será a engine, porém as engines possuem suas peculiaridades e isso torna-se ponto fraco ou forte com relação a maneira como jogam. O programa usado foi o 32 bits, inferior aos que são x64 bits. É bem provável que em um computador com 8GB de RAM ou 4GB de RAM a engine responda lances bem melhores que esses e barre totalmente esse massacre que ela levou. Para ter uma noção de Homem Vs Máquina seria necessário ter no mínimo 10 jogos seguidos, no caso no ritmo blitz, ai teríamos uma noção melhor. Após essa partida, Robbolito 0.21 não mais fez esses lances ruins, achou lances melhores e venceu o jogo.

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